Hambúrguer de Porco Montau

5.0

Hambúrguer de Porco Montau

Cerrado Carnes

2 unidades
R$15,02
Próxima Data de Postagem
Fora de Estoque

Descrição

História do Porco Montau:

O Porco Montau nasceu atravéz de uma mistura especial de raças. Ele foi desenvolvido a partir de um ancestral do Porco Preto Ibérico espanhol, que foi trazido no tempo da colonização. Este porco se chama de Porco Monteiro, encontrado em sua maioria vivendo selvagem no Pantanal, berço de origem da própria Cerrado Carnes. A partir dessa raça, a Cerrado promoveu o cruzamento com raças caipiras brasileiras, como o Piau e o Sorocaba. Depois de anos de testes para atingir o melhor sabor e maciez, chegaram ao Porco Montau. 


Sobre a Criação

O suíno de granja comum, o que encontramos no supermercado, é resultado de uma atividade agropecuária altamente desenvolvida. Todos os processos são controlados artificialmente, como o ar, temperatura, luminosidade e alimentação. É claro que tal desenvolvimento tem apenas um objetivo: produzir animais pesados o mais rápido possível e em quantidade. Em aproximadamente 5 ou 6 meses, um porco pode atingir entre 80 e 120kg. E é ai que se abre mão da qualidade...

Diferente da filosofia da Cerrado Carnes, a produção comum de suínos usa ração adicionada de antibióticos promotores de crescimento. Pensando sempre no crescimento natural de seus animais, a Cerrado não utiliza nenhum tipo de promotor de crescimento em sua criação.

O Porco Montau da Cerrado é criado na mata, livre, no interiror de São Paulo, muito diferente do porco convencional que é criado em pequenas baias. Se alimenta exclusivamente do que é oferecido pela natureza, em sua maioria de tubérculos e frutas que ele encontra fuçando nessa floresta, enquanto o porco convencional é alimentado exclusivamente com ração. Há mais de 15 anos a Cerrado tem replantando árvores frutíferas para ajudar na alimentação dos porcos. 

 

A Carne

O resultado é um animal de carne mais avermelhada, diferente do suíno comum que tem uma carne rosada e pálida. Sua carne possui bom marmoreio, que é a gordura entremeada nas fibras do músculo. Ainda assim, a carne é considerada muito saudável se comparada ao suíno comum pois possui baixo teor de gordura. Seu sabor é intenso, o que dispensa temperos em sua preparação. 

 

Descongelando o hambúrguer de Porco Montau:


Em primeiro lugar, é importante tirá-lo da embalagem a vácuo antes de descongelá-lo, do contrário ficará deformado. Acomode-o sobre uma assadeira, prato ou bandeja, cubra com papel filme e deixe descongelar na geladeira por pelo menos 12h. Não empilhe os hambúrgueres! Se descongelá-lo fora da geladeira, ele perderá muito líquido e ficará menos suculento. Antes de levar ao fogo, deixe que ele repouse em temperatura ambiente por pelo menos 10 min.

 


Frigideira ou churrasqueira?


Tanto faz, mas o grande e principal segredo para um hambúrguer suculento e saboroso é ALTA TEMPERATURA. Isso mesmo. Essa é a condição básica para você ter sucesso. Do contrário seu hambúrguer irá cozinhar ao invés de grelhar.

 

1) Frigideira:


Pré-aqueça sua frigideira em fogo alto por 3 min. Quando colocar o primeiro hambúrguer, lembre-se de untar a superfície com um pouco de óleo para que ele não grude. Depois não é necessário repetir esse passo para os próximos, pois a gordura do primeiro hambúrguer já será suficiente para untar a superfície. Tempere com sal só depois de colocar na panela. Para um hambúrguer ao ponto, recomendamos cerca de 2 min de cada lado. Eles devem ficar dourados de ambos os lados. Deixem que repousem pelo menos 2 min antes de servi-los.

Dica: é difícil manter a temperatura ideal para grelhar o hambúrguer em uma frigideira com uma boca de fogão convencional, principalmente se você fizer mais de 1 hambúrguer simultaneamente. Isso porquê a temperatura da superfície da panela cai assim que você coloca o hambúrguer em contato com ela. Sendo assim, prefira frigideiras de fundo bem grosso, pois elas irão manter a temperatura elevada por mais tempo. Ou, se preferir, prepare-os na churrasqueira com temperatura bem elevada!

 

2) Churrasqueira:


Acenda a churrasqueira com pelo menos 30 min de antecedência. Quando os carvões estiverem em brasa e você não conseguir manter sua mão a 30 cm da brasa por mais de 5seg, a temperatura estará ideal para grelhá-los. Lembre-se de respeitar o tempo de cocção de cada lado (mesmo que o sugerido para preparo na frigideira) e o tempo de repouso. O bom de prepará-lo na churrasqueira é que ela confere um sabor e aroma defumado 

Informações Adicionais

Peso: Contém 2 hambúrguers de 140g cada.
Validade: 1 ano congelado

Sobre a Cerrado Carnes

A Cerrado Carnes produz carnes de caça como javali, paca, porco montau e queixada.
Os animais são criados soltos, em constante movimento, e seu desenvolvimento natural é respeitado para o abate. Além disso, são alimentados à base de frutas, verduras, legumes e tubérculos produzidos na própria fazenda, sem o uso de antibióticos ou hormônios de crescimento.

Avaliação

Como você avalia este produto?
- Muito saboroso!
29.06

Hambúrguer com elevada proporção de gordura! Muito saboroso e macio! Feito na churrasqueira fica nota 10