Siri Mole Inteiro

0

Siri Mole Inteiro

Cerrado Carnes

250 g
R$35,75
Próxima Data de Postagem
Fora de Estoque

Descrição

 

História do Siri Mole:


O Siri Mole está sendo tratado como uma das grandes novidades da alta gastronomia brasileira. Na verdade, o produto já é apreciado há muito tempo no nordeste do país, onde era capturado nos mangues no momento da troca de casca. Antes só servido em restaurantes de frutos do mar ou restaurantes de siri (sim, no nordeste há casas especializadas em carne de siri), o Siri Mole vem ganhando cada vez mais admiradores e pode ser encontrado em um número cada vez maior de casas em São Paulo.

Criados em Laguna, em Santa Catarina, a Cerrado Pescados desenvolve uma criação sustentável em plena integração com a natureza. Sendo assim, são os únicos no Brasil a apresentar selo S.I.F em sua comercialização, o que garante a plena qualidade dos produtos.


 

Mas o que é o Siri Mole, afinal?


É um siri que acabou de trocar de casca! Ele faz isso porque precisa crescer, e sua carapaça atual já está justa demais. Ao fazer isso, a carapaça de baixo leva horas para endurecer. Ela é só uma delicada membrana, inicialmente.

Na criação em cativeiro, o siri azul passa por um processo de depuração e troca de casca em tanques com vários parâmetros de qualidade de água controlados, como oxigênio, pH, salinidade e temperatura. Os animais permanecem alguns dias nestes tanques com água limpa e salgada para que ocorra a limpeza natural. Durante este período, o siri troca de casca. 

Todo esse processo e cuidado permite a obtenção de um siri inteiro, com alta qualidade e com o corpo inteiro mole (incluindo garras, patas e carapaça).

 

Dicas de preparo do Siri Mole:

 

A carne de siri é conhecida por seu sabor leve e único! O Siri Mole é perfeito para fazer uma boa moqueca de siri, mas também pode ser um aperitivo delicioso! É só empanar, fritar e comer! Essa receita de siri é super prática (e deliciosa):

- Descongele o siri na geladeira, preferencialmente de um dia pro outro. Você pode descongelá-lo fora da geladeira, mas não é o ideal;

- Se quiser, retire os olhos e a boca do siri com o auxílio de uma faca ou tesoura. Lembrando que não há problema algum em consumi-los, sendo que alguns chefs o servem inteiros;

- Tempere com limão, pimenta do reino, um pouquinho de gengibre ralado (opcional) e alho (não adicione sal, ainda. É importante lembrar que o sal em contato prolongado com o alimento desnatura a proteína, ou seja, faz com que ele perca líquidos, alterando sua textura e sabor);

- Reserve-os por cerca de 15 minutos, cobertos com papel filme, para que peguem sabor;

- Escorra o excesso de líquido, adicione sal a gosto, um fio de azeite e empane-os em farinha de sua preferência (experimente com a farinha Panko para deixar o siri super crocante! É uma farinha mais cara, mas vale a pena experimentar! Mas, caso prefira, a farinha de trigo também funcionará);

- Frite em óleo a temperatura de 120 à 150°C (temperatura média/baixa) , de 4 a 5 minutos de cada lado, ou por imersão, até que fiquem dourados. Com a temperatura mais baixa, as partes mais finas do siri, como patas e garras, não irão queimar durante o processo;

- Lembre-se de fritar um pouco de cada vez para que a temperatura do óleo não baixe bruscamente! Não queremos nossos siris encharcados de óleo, certo?

Uma questão importante é acertar o tempo de cocção para que a carne do siri mole fique com uma consistência firme e semelhante a de um filé de peixe. Muitos chefs optam em cortar o siri mole ao meio antes de fritar, pois isto reduz significativamente o tempo de preparo para obter a consistência adequada.

Agora é só abrir uma cerveja gelada, ou alguma outra bebida de sua preferência, e curtir com a família ou amigos!

Depois nos conte aqui o que achou!

Informações Adicionais

Peso:250g
Validade: 2 anos

Sobre a Cerrado Carnes

A Cerrado Carnes produz carnes de caça como javali, paca, porco montau e queixada.
Os animais são criados soltos, em constante movimento, e seu desenvolvimento natural é respeitado para o abate. Além disso, são alimentados à base de frutas, verduras, legumes e tubérculos produzidos na própria fazenda, sem o uso de antibióticos ou hormônios de crescimento.

Avaliação

Como você avalia este produto?

Esse produto ainda não foi avaliado, seja o primeiro a avaliar